top of page

Estão abertas as inscrições para a oficina “Somos todas Marias!”

 

   A Companhia Ponto em parceria com o Coletivo Baderna realizam durante o Marias — I Jornada de Mobilização Social para o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher a oficina “Somos todas Marias!”

   A vida de muitas mulheres é cerceada pela violência. O ato de denunciar para tornar visíveis fatos e atos que violentam as mulheres, alegando ser das mulheres a culpa. Uma culpa que fazem acreditar ser das Marias, mas que advém dessa cultura machista e patriarcal na qual estamos inseridas.

   A oficina partirá dessa premissa. O questionamento básico será: Por quê? Durante os cinco dias, será feita uma construção cênica a partir do mote: violência. As aulas consistirão em relações corpo e voz, improvisação e jogos teatrais. Serão utilizados fragmentos de textos de Judith Butler, Clarice Lispector e Bartira Dias de Albuquerque. Essa última, cearense, é autora do livro Noor em Nós (2011), onde a mesma diz: “Este livro trata-se de uma denúncia; esta pequena introdução da minha vida relata várias histórias da vida de diversas mulheres.”

    A oficina será ofertada para um número de 15 mulheres, maiores de 18 anos, que tenham afinidades com as artes cênicas. As aulas acontecerão nos dias 4, 5, 6 e 9 de dezembro no Auditório da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis no Centro de Humanidades 3, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

   A abertura da oficina “Somos todas Marias!” acontecerá no dia 3 de dezembro com o experimento coreográfico GALINHAS, desenvolvido pela Companhia Ponto e que compõe o Ateliê de Composição Coreográfica e Processos Criativos da Vila das Artes. Já o encerramento acontecerá no dia 10 com a apresentação da intervenção performática resultado da Oficina. O encerramento culminará no último dia do Marias — I Jornada de Mobilização Social para o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher e acontecerá no Bosque de Letras, no Centro de Humanidades 1, da UFC. As duas apresentações serão abertas ao público.

 

Inscreva-se na oficina: somostodasmarias.wix.com/marias#!inscries/cvll

 

Companhia Ponto

   A Companhia Ponto tem como linha investigativa para seus processos criativos o Feminino. Desde 2007, atua como provocadoras dessas questões seguindo a linha de uma arte performativa e atual. Grupo composto atualmente por 6 mulheres universitárias, que compactua com uma criação colaborativa. A frente das oficinas estarão as integrantes da Companhia Maurileni Moreira e Tatiana Valente.

   Maurileni Moreira é graduanda em Licenciatura em Teatro no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro do Grupo de Pesquisas Acadêmicas Poéticas do Corpo participa do curso de extensão pelo IFCE Conexões Contemporâneas - Escola Pública de Teatro, realizado na Vila das Artes, com foco para o fortalecimento dos grupos teatrais de Fortaleza. Formada no Curso Técnico de Dança (IACC - SENAC – SECULT), na segunda turma realizada em Fortaleza. Assina a direção e encenação da Companhia Ponto desde 2013. Tatiana Valente é graduanda em Licenciatura em Teatro no IFCE e Cursou a primeira turma do Curso Técnico de Dança (IACC - SENAC – SECULT), além de ter sido aluna da Escola Nacional de Circo. Assina o processo de composição coreográfica da Companhia Ponto.

 

Programação da oficina “Somos todas Marias!”

Dia 03/12, terça-feira

Apresentação do Projeto GALINHAS.

Local: Auditório da PRAE - CH III, UFC.

Horário: 20h às 21 horas

 

Dia 04/12, quarta-feira.

Primeiro dia da Oficina

Local: Sala da PRAE - CH III, UFC.

Horário: 18h30 às 20h30

 

Dia 05/12, quinta-feira.

Segundo dia da Oficina

Local: Sala da PRAE - CH III, UFC.

Horário: 18h30 às 20h30

 

Dia 06/12, sexta-feira.

Terceiro dia da Oficina: estudo de campo durante o Sarau Baderna das Marias

Local: Centro de Humanidades 2, UFC

.Horário: A partir das 19 horas.

 

Dia 09/12, segunda-feira.

Quarto dia da Oficina (ensaio geral)

Local: Sala da PRAE - CH III, UFC.

Horário: 18h30 às 20h30

 

Dia 10/12, terça-feira.

Encerramento do evento com apresentação da intervenção performática, resultante da Oficina, no último Sarau do Marias.

Local: Bosque de Letras, CH I.

Horário: 20h

 

 

bottom of page